Porto | Presidente do IAB, Instituto de Arquitetos do Brasil, Arq. Sérgio Magalhães também responsável pela concepção e implementação da Política Habitacional da cidade do Rio de Janeiro entre 1993 e 2000, onde se incluem os programas 'Favela-Bairro', 'Morar Legal', 'Morar Sem Risco' e 'Morar Carioca') vai apresentar na FAUP a conferência 'A moradia brasileira. Habitação e cidade democrática'. A sessão contará com uma introdução por André Luiz Pinto (investigador MDT-CEAU-FAUP), que apresentará o arquitecto convidado.
"A constituição da cidade brasileira de hoje se deu sobretudo a partir do esforço da família pobre, em busca da inserção urbana, em um contexto de explosão demográfica e profundas transformações económicas. A conferência abordará os principais desafios para a redução da desigualdade intra-urbana na perspectiva do trabalho do arquiteto no Brasil contemporâneo, com foco no Rio de Janeiro."
Esta conferência será antecedida pelo debate 'Casas para Todos? As políticas habitacionais em Portugal: conquistas, lacunas e desafios', que contará com a presença de Paula Marques (C.M.Lisboa), Isabel Raposo (Gestual-CIAUD-FAUL), Isabel Guerra (DINÂMIA’CET-IUL), Tiago Mota Saraiva (Ateliermob) e Rita Silva (Colectivo Habita), moderados por Ana Silva Fernandes (MDT-CEAU-FAUP).
Esta sessão é organizada pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) do CEAU-FAUP e pelo Perfil C do Programa de Doutoramento em Arquitectura. Para consultar o programa completo, clique
aqui.
Entrada livre.
Programa completo:
27 e 28 de Abril
14:30 | Debate' Casas para Todos? As políticas habitacionais em Portugal: conquistas, lacunas e desafios'
Com: Paula Marques (C.M.Lisboa), Isabel Raposo (Gestual-CIAUD-FAUL), Isabel Guerra (DINÂMIA’CET-IUL), Tiago Mota Saraiva (Ateliermob) e Rita Silva (Colectivo Habita), moderados por Ana Silva Fernandes (MDT-CEAU-FAUP)
18:00 | Conferência 'A moradia brasileira. Habitação e cidade democrática'
Sérgio Magalhães (IAB), apresentado por André Luiz Pinto (MDT-CEAU-FAUP)