1 / 8
1 2 3 4 5 8
11-09-2017

O norte-americano Thomas Vonier é o novo presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA). O arquiteto foi eleito este sábado, dia 9 de setembro, com 63% dos votos válidos. Vonier substitui o malásio Esa Mohamed. A eleição decorreu na 27ª Assembleia Geral da UIA em Seul, cidade que sediou o 26º Congresso Mundial de Arquitetos.

O novo secretário geral é o romeno Serban Tiganas. O espanhol Fabian LListerri continua como tesoureiro da UIA. Os novos vice-presidentes são Lorenz Braker (Região 1), Nikos Fintikakis (Região 2), Roberto Simon (Região 3), Jong Rhul Hahn (Região 4) e Mohamed Munyanya (Região 5).

Thomas Vonier é o presidente do Instituto Americano de Arquitetos (AIA, sigla em inglês) e ocupou o cargo de secretário geral da UIA na gestão de Esa Mohamed. Anteriormente, foi vice-presidente para as Américas (Região 3).

Antes da eleição, Vonier defendeu a luta pela redução da emissão de gases de feito estufa das construções e foi firme ao afirmar ser favorável ao Acordo de Paris. Clara oposição às ideias do governo Trump.

+
11-09-2017

O arquiteto Roberto Simon foi eleito neste sábado, 9 de setembro, vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas. A eleição decorreu na Assembleia Geral da UIA, em Seul. Em julho, na 131ª Reunião do Conselho da UIA, em Kuala Lumpur (Malásia), o nome de Simon foi indicado para cargo e contou com o apoio de todos os candidatos ao conselho da União Internacional dos Arquitetos.

Nascido no Rio de Janeiro, Roberto Simon formou-se na Universidade Federal do Paraná e fez mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina, estado onde se estabeleceu. O arquiteto, que é o representante do IAB na UIA, foi ex-presidente do IAB-SC, conselheiro federal do CAU/BR e atualmente ocupa também o cargo de ouvidor geral do CAU/BR.

Para Roberto Simon, o novo desafio é cercado de alegria e de preocupação. Ele cita como desafio para os próximos anos a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), de cuja comissão organizadora faz parte. Em termos mundiais, aponta como prioridade a luta pela redução da emissão de gases de efeitos estufa, em especial das construções.

O presidente do CIALP, Rui Leão, destacou a eleição de Roberto Simon para a vice-presidência da UIA como mais uma vitória da lusofonia, do CIALP e de todos os seus membros. Será uma brilhante união entre a UIA, CIALP e o RIO 2020.
O objectivo de todos os membros do CIALP será ajudar os seus colegas brasileiros a organizar um extraordniário Congresso Mundial até 2020. +

31-08-2017

Seul | O 26.º Congresso Mundial dos Arquitectos reúne em Seul, na República da Coreia, entre os dias 3 e 10 de Setembro de 2017, sob o tema Soul of City.
No programa estão previstos momentos onde será possível a apresentação de trabalhos, realizados ou que tenham ficado pelo projecto, tendo por base o tema principal, Soul of City, ou um tema livre. +

14-07-2017

Lisboa | No passado dia 21 de Junho, o CIALP reuniu com a Secretária Executiva da CPLP, Dra. Maria do Carmo Silveira. Participaram na reunião o Presidente do CIALP, Rui Leão, o Vice Presidente, João Santa-Rita e o Presidente da Ordem dos Arquitectos, José Manuel Pedreirinho. +

14-07-2017

Brasil | Entrevista do Presidente do CIALP ao Jornal brasileiro durante a sua passagem pelo Brasil.
"Nasci na Índia, morei em Portugal e me estabeleci profissionalmente em Macau, na China. Lá trabalhei com o arquiteto Manuel Vicente, que foi muito importante para o desenvolvimento local. Sou professor na Universidade de Hong Kong e Presidente do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP)." +

13-07-2017

Rio de Janeiro| O Acordo CIALP / IAB, assinado no passado dia 12 de Junho, no Rio de Janeiro, permitirá aos profissionais dos países membros do CIALP, fazer uma formação no Programa de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). A cerimónia de assinatura ocorreu no Rio de Janeiro, na Sede do IAB. +

26-06-2017

Rio de Janeiro | Entidades presentes discutem temas para UIA RIO2020 na 6ª reunião do CIAU | Conselho de Instituições de Arquitectura e Urbanismo.
A Actualização sobre os preparativos para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos; a programação do 1º Encontro Internacional Preparatório para o UIA 2020 RIO – 1º PrepINTER UIA 2020 RIO – “TODOS OS MUNDOS” e sua articulação com a 2ª Conferência Nacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil; a participação brasileira no 26º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2017 SEUL; a participação do CIALP no 26º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2017 SEUL, entre outros assuntos, foram os temas discutidos na reunião.

+
19-06-2017

Exposição Macau / Rio de Janeiro – Descobrir Manuel Vicente e Matriz urbana portuguesa de frentes marítimas em transformação

A trajetória do arquiteto português Manuel Vicente em Macau, na China, é retratada na exposição “Descobrir Manuel Vicente”, que estará em cartaz na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, no Flamengo, de 19 de junho a 15 de setembro. Inserida no contexto do 27º Congresso Mundial de Arquitetura – UIA2002RIO, que acontecerá na capital carioca em julho de 2020, a mostra reúne croquis, catalogação fotográfica de toda a obra do arquiteto e maquetes dos projetos mais significativos construídos em Macau. A abertura ocorrerá na segunda-feira, dia 19, às 18h. +

05-06-2017

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), entidade com o estatuto de Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anuncia o Prémio Fernão Mendes Pinto 2017 que galardoa com 8.000€ uma dissertação de mestrado ou doutoramento, que contribua para a aproximação das comunidades de Língua Portuguesa. As candidaturas podem ser apresentadas até o dia 31 de Julho de 2017.

A dissertação a submeter, escrita em português, tem que ter sido defendida durante o ano civil imediatamente anterior ao da candidatura. As propostas deverão ser apresentadas por instituições de ensino superior ou institutos de investigação científica membros da AULP, de países de língua portuguesa.

Os trabalhos são agrupados pelas seguintes áreas: “Letras e Artes”, “Ciências Exatas”, “Ciências da Saúde e da Vida”, e “Ciências Sociais e Humanas”. A investigação ganhadora terá publicação a cargo do Instituto Camões.

A AULP é uma Organização Não Governamental (ONG) internacional, fundada em 1986, que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores, com membros dos países de língua oficial portuguesa, “uma das prioridades de desenvolvimento da AULP tem apontado para o reforço das relações com a CPLP, da qual é Observador Consultivo, o que tem permitido intervir nalgumas áreas temáticas e assumir a função de assessoria científica sempre que a CPLP o solicita”, sublinha a associação.

Mais informações no Regulamento em anexo e na página da AULP. +

23-05-2017

O 4º Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal/Brasil realiza-se nos dias 25 e 26 de maio de 2017, no Mosteiro de Pombeiro, que integra a Rota do Românico, numa oportunidade de debate multidisciplinar e interinstitucional, entre os dois países, Portugal e o Brasil, sob organização da Universidade de Aveiro, a Rota do Românico e a parceria do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Núcleo de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

+
27-04-2017

Guiné Bissau | No próximo sábado, dia 29 de Abril, realizar-se-á a cerimónia de tomada de posse do Bastonário e do Conselho Directivo da Ordem dos Arquitectos da Guiné Bissau. +

10-04-2017

Brasil | A quarta edição do Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa foca sua temática na importância da Arquitetura e do Urbanismo como Expressão Cultural, entendendo o fazer arquitetônico e urbano como uma síntese da técnica e manifestação das culturas que, a um só tempo, traz respostas às exigências dessas culturas e contribui para sua renovação. +

10-03-2017

Moçambique | A Assembleia da República de Moçambique aprovou ontem, dia 9 de Março, por consenso a lei que cria a Ordem dos Arquitectos de Moçambique, que o Governo moçambicano considera pertinente para a melhoria da qualidade das obras no país.

Ao defender a necessidade da lei, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Martinho Bonete, afirmou que a norma vai ajudar a disciplinar o sector das obras no país, concorrendo para a prevenção de acidentes.

A lei foi aprovada por consenso entre as três bancadas da Assembleia da República, nomeadamente Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição, e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido.

Integram a Comissão Instaladora os arquitectos Anselmo Cani, Diana Carvalho, Hilartino Chambule, Pedroso Chicane, Jaime Comiche, Augusto Ferro, Vicente Joaquim, Humberto Juan, Aires Maduela, Mário do Rosário, Sheila Tembe e Dionísio Zaqueu.

+
09-03-2017

Guiné-Bissau | A Ordem dos Arquitectos da Guiné Bissau, formalmente criada pelo decreto N.°07/2016, de 18 de Fevereiro de 2016, do Conselho de Ministros e promulgado em 20 de Maio de 2016 pelo Presidente da República, tem um novo Presidente, o Arq. Fernando Jorge Pereira Teixeira.

+
22-02-2017

UIA | O presidente do 26º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos, Jong Ruhl Hahn, aceitou sugestão do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) e vai incluir o português como língua oficial do site do UIA 2017 Seul. A iniciativa tem como objetivo ampliar a divulgação do evento nos países lusófonos, assim como levar informações do UIA2020RIO ao país asiático.

+
25-01-2017

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai encontrar-se, novamente, no Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (CIHEL), para discutir, em português, as temáticas do habitat humano, desta vez sob o título global: “A CIDADE HABITADA”.

+
23-01-2017

Portugal | A Lista A, encabeçada pelo arquiteto José Manuel Pedreirinho, foi a vencedora das eleições para os órgãos diretivos da Ordem dos Arquitetos, a nível nacional e regional, para o próximo triénio. +

28-12-2016

São Tomé | No XX Encontro do CIALP, realizou-se, em São Tomé, nos passados dias 12 e 13 de Dezembro, 1ª- reunião do Conselho Directivo do CIALP do mandato 2016/2018, assim como, o VI Fórum Internacional CIALP.

+
14-12-2016

O 26.º Congresso Mundial dos Arquitectos reúne em Seul, na República da Coreia, entre os dias 3 e 10 de Setembro de 2017, sob o tema Soul of City.
No programa estão previstos momentos onde será possível a apresentação de trabalhos, realizados ou que tenham ficado pelo projecto, tendo por base o tema principal, Soul of City, ou um tema "livre". +

30-11-2016

A propósito do 20º aniversário da Carta UNESCO-UIA para a Educação, a Comissão de Educação da UIA reuniu-se em Paris, entre os dias 24 e 25 de Outubro de 2016. Paralelamente às reuniões de trabalho, realizou-se uma recepção na sede do Secretariado da UIA em Paris, para comemorar o 20º aniversário da Carta UNESCO-UIA para a Educação.
Francesco Bandarin, Subdirector-Geral da Cultura da UNESCO, esteve presente. Nesta ocasião, Esa Mohamed, presidente da UIA e Fabian Llisterri, tesoureiro, apresentaram um novo projeto de cooperação UNESCO-UIA. Das organizações membros do CIALP, participou o Arq. Vity Nsalambi, da Ordem dos Arquitectos de Angola, e o Arq. Nuno Soares, vogal do Conselho Fiscal do CIALP e membro da Associação dos Arquitectos de Macau.

A Carta UNESCO-UIA sobre a educação da arquitectura, cirada em 1996, traça uma série de diretrizes destinadas a garantir que os jovens arquitectos sejam capazes de enfrentar os desafios profissionais, sociais e culturais do mundo moderno.

Este documento está disponível em 6 línguas (inglês, francês, espanhol, russo, português e alemão).

+
1 / 8
1 2 3 4 5 8