1 / 9
1 2 3 4 5 9
31-10-2018

O convite foi feito em Portugal por Nivaldo Andrade, presidente nacional do Instituto dos Arquitectos do Brasil. Com obras de grande destaque nos quatro cantos do mundo - inclusive no Brasil onde projetou a Fundação Iberê Camargo, em 2008, em Porto Alegre - Siza tem uma relação muito próxima com a arquitectura brasileira.

O Comité de Honra do Congresso Mundial refere que é muito importante ter um nome desta relevância, pois, de acordo com Nivaldo Andrade, Siza fala a nossa língua e tem uma intensa relação com a nossa arquitectura, especialmente a modernista, que tem uma grande influência em seu trabalho. Siza Vieira lembrou com muito carinho seus contactos com a arquitectura brasileira desde o tempo de escola - quando Fernando Távora lhe apresentou a arquitectura modernista do Brasil - até as palestras de Lucio Costa e Niemeyer que participou em Portugal e os contatos com Paulo Mendes da Rocha.

O Comité de Honra do Congresso UIA2020RIO reúne nomes de cultura e arquitectura que podem trazer contribuição relevante para as questões a serem debatidas no evento de 2020. Além de Álvaro Siza Vieira e Paulo Mendes da Rocha, outros membros do comité são: Jaime Lerner, arquiteto - o único presidente brasileiro da UIA de todos os tempos; o cantor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil - que há 40 anos iniciou o debate sobre as favelas através do hit Refavelas; e Marisa Moreira Salles - editora especializada em arquitectura e fundadora do evento e portal Arq.Futuro, que traz importantes debates sobre planeamento urbano e cidades. Outros membros serão anunciados.

+
30-10-2018

Porto | O arquitecto Nivaldo Andrade, presidente da Direcção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), vai apresentar na FAUP no dia 30 de Outubro, às 18h30, a conferência intitulada 'A preservação do património moderno no Brasil: avanços e desafios'.

Apresentação do conferencista pela arquitecta Teresa Ferreira, Professora Convidada da FAUP e Investigadora do CEAU-FAUP. A sessão será antecedida por uma apresentação do Professor Rui Póvoas, Director do CEAU. Para mais informação, consulte o site da FAUP.

+
19-10-2018

Lagoa | No próximo dia 27 de Outubro, decorrerá em Lagoa, Portugal, o 23º- Encontro do CIALP. No âmbito deste Encontro, que será integrado no Congresso da Ordem dos Arquitectos de Portugal, o CIALP participará com a realização de uma Mesa Redonda, cujo tema é Densidade nas Cidades. +

02-10-2018

O Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e o Ministério da Cultura - MinC assinaram o termo de autorização para utilização do Palácio Gustavo Capanema pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB para ser a sede das atividades do UIA2020RIO de março a agosto de 2020.

+
01-10-2018

Comemorado, por iniciativa da União Internacional dos Arquitectos desde 1986, o dia Mundial da Arquitectura, tem este ano como tema a “Arquitectura... por um mundo melhor”, e como imagem, um cartaz da autoria de dois portugueses: Ana Rute Costa e Rúben Ferreira Duarte. +

21-09-2018

Maputo | A Associação de Arquitectos ARCHIMOZ, no âmbito da celebração da Semana do Habitat e do Arquitecto, organizará no dia 01 de Outubro de 2018 o seu Evento Anual que estará focado no tema A CIDADE DESEJADA, O papel do Arquitecto e do Planeador Físico na construção das Cidades.

+
16-07-2018

Terminada a primeira fase do Programa VIA, o CIALP e a CODHAB publicam o Relatório de Actividades referente ao trabalho desenvolvido, nos últimos 6 meses, em Brasília, pelos voluntários angolanos.
O CIALP relembra que as inscrições para a 2ª fase do Programa VIA estão abertas até dia 19 de julho.

+
13-07-2018

Brasil | O Presidente Nacional do IAB, Nivaldo Andrade, o Secretário-geral da direcção nacional do IAB, Luiz Antônio de Souza e Vice-Presidente Extraordinário de Valorização Profissional do IAB, Celio Melis confirmaram a disponibilidade do arquiteto Paulo Mendes da Rocha em presidir o comité de honra do UIA2020RIO. +

2ª Edição
09-07-2018

O CIALP e a CODHAB informam que o prazo de envio de candidatos ao Programa VIA foi alargado até ao dia 19 de julho, quinta-feira. O segundo ciclo de voluntariado de arquitetura em Brasília dirige-se a profissionais de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

O Programa possibilita a todos os arquitectos do mundo CIALP, que se encontrem formalmente inscritos nas organizações membros deste Conselho Internacional, a oportunidade de participarem voluntariamente no programa de assistência técnica em Arquitectura e Urbanismo, regularização e projetos para áreas urbanas de interesse social, a realizar-se, numa primeira fase em Brasília, Brasil. As ações são inspiradas na Lei nacional do Brasil, Lei 1.888/2008, que assegura às famílias de baixos rendimentos, a assistência técnica pública e gratuita para o projecto e a construção de habitação de interesse social.
Através deste projecto, arquitectos e urbanistas poderão participar como voluntários nos onze escritórios de assistência técnica para habitação de interesse social mantidos pela Codhab, sob coordenação de profissionais. +

29-06-2018

Na 12ª Assembleia Geral da União Africana dos Arquitectos, realizada a 29 de junho de 2018, nas Ilhas Maurícias, Victor Leonel foi eleito Presidente da organização, substituindo Kaisi Kalambo.
Vitor Leonel, para além de Vice Presidente do CIALP, é o actual presidente da Ordem dos Arquitectos de Angola, tendo uma vasta experiência internacional junto de organizações internacionais, como sejam, a UIA, a UAA e o CIALP. A vitória de Vitor Leonel foi inequívoca, tendo uma grande expressão relativamente à candidata concorrente.
O CIALP manifesta o seu total apoio a Victor Leonel, deixando, desde já, os seus parabéns e votos de um extraordinário mandato.

+
26-06-2018

O Conselho da União Internacional dos Arquitetos (UIA), reunido em Oaxaca (México), aprovou na sua última reunião, por unanimidade, a indicação da cidade do Rio de Janeiro a Capital Mundial da Arquitetura UIA/UNESCO 2020. +

21-06-2018

A União Africana dos Arquitectos, UAA, realiza o seu 12º Congresso, entre os dias 25 e 29 de Junho, nas Maurícias. O CIALP será representado por Jaime Comiche, ex presidente da Arquitrave e actual membro da Comissão Instaladora da Ordem dos Arquitectos de Moçambique.
No decorrer do 12º Congresso, a UAA também realiza a sua 12ª Assembleia Geral, na qual será eleito o próximo presidente da organização. Victor Leonel, actual Vice Presidente do CIALP, e Hoda Asmary são os dois candidatos à Presidência.

+
Crioulos de Base Portuguesa: Património Linguístico
24-05-2018

Lisboa | A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Dr.ª Maria do Carmo Silveira, e a Coordenadora da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP, Dr.ª Maria Helena Melim Borges, têm a honra de convidar V. Exª a participar no Colóquio de encerramento das Comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, sob o lema: Crioulos de Base Portuguesa: Património Linguístico, a ter lugar no dia 5 de junho de 2018, às 9h30m, no Auditório da Sede da CPLP – Palácio Conde de Penafiel – Rua de São Mamede (ao Caldas), nº 21, Lisboa. +

XII Bienal Internacional de Arquitectura de São Paulo
22-05-2018

Brasil | No ano de comemoração dos seus 75 anos, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) abre, no dia 14 de maio de 2018, o concurso inédito para apresentação de propostas de curadoria para a XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (XII BIA) que acontecerá durante os meses de setembro a dezembro 2019.
A proposta curatorial deverá formular os conceitos e temas que elaboram a Bienal. +

10-05-2018

Maputo | A Ordem dos Arquitectos de Portugal participa na 1.ª Conferência Económica do Mercado CPLP, que decorre nos dias 9 e 10 de Maio, em Maputo, Moçambique. Daniel Fortuna do Couto, Vice-presidente da Ordem dos Arquitectos participa no painel "Mobilidade e Reconhecimento das Profissões dentro da CPLP". +

29-03-2018

Brasil | Protocolo entre o CIALP e a CODHAB é destacado em publicação do CAU/Br.
"O reconhecimento também é internacional: um convênio firmado com o Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) permite que profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo oriundos de países de língua portuguesa trabalhem voluntariamente nas ações da Codhab para fazer o intercâmbio de informações. “Atualmente dois voluntários de Angola fazem parte deste trabalho, que visa provocar o papel do profissional de arquitetura dentro de áreas que estão em processo de regularização fundiária”, afirma Sandra Marinho, gerente de Projetos e Obras da Codhab-DF. “Em 2016, recebemos também especialistas em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que visitaram nossos postos interessados na assistência técnica para habitação social”, conta Gilson Paranhos."
Consulte a publicação na integra na página do CAU/Br. +

21-03-2018

A missão da União Internacional de Arquitetos (UIA) esteve no Rio de Janeiros nos dias 2 e 3 de março para acompanhar de perto todos avanços na organização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Recebidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e demais órgãos apoiadores, o presidente da UIA, Thomas Vonier, o secretário geral e o tesoureiro da UIA, Serban Tiganas e Fabián Llisterri, respectivamente, além do presidente do UIA2017Seoul, o sul-coreano Jong Rhul Hahn conheceram a programação e alguns dos espaços selecionados para receber os milhares de arquitetos aguardados para o evento. +

07-03-2018

O júri do Pritzkter deste ano escolheu o arquiteto indiano Balkrishna Doshi, conhecido como B.V. Doshi ou Doshi, como vencedor do Prémio Pritzker 2018. Estudante e colaborador de Le Corbusier e Louis Kahn e em atividade há mais de 70 anos, a arquitetura poética de Doshi se baseia em influências das culturas orientais, resultando em uma obra que “tocou vidas de todas as classes socioeconômicas em um amplo espectro de programas desde a década de 1950 “, disse o júri. Doshi é o primeiro arquiteto indiano a receber a maior honra da arquitetura. +

05-03-2018

Decorreu, no dia 20 de fevereiro, uma reunião entre o presidente do CIALP e o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, contando com a presença dos arquitetos da UCCLA João Guimarães e Carlos Brito, com vista, entre outros assuntos, à troca de impressões sobre a atual situação do urbanismo nos países de língua portuguesa. +

01-03-2018

No passado dia 19 de fevereiro, teve inicio o primeiro ciclo de voluntários do Programa VIA, Voluntariado Internacional para Arquitectos de Língua Portuguesa. Os arquitectos Ariel Sebastião e Vanda Mavilana, de nacionalidade angolana, foram os primeiros voluntários selecionados pelo CIALP e pela Ordem dos Arquitectos de Angola para participarem no VIA.

+
1 / 9
1 2 3 4 5 9