Entendemos por paisagem cultural o conjunto, alargado e diversificado, de testemunhos que se sobrepõem na contínua estratificação do que visualizamos como paisagem. Testemunhos feitos de pequenas ou grandes edificações, materiais ou imateriais. Aprendizagens na relação de cada um com o território, nos mútuos relacionamentos entre populações, na diversidade dos intercâmbios, mas também das injustiças.
A procura do olhar dessas múltiplas paisagens culturais, que encontramos espalhadas pelos quatro continentes onde a língua portuguesa é falada, será o tema do 3º concurso de fotografia, que o CIALP organiza, neste ano de 2023.
O júri, constituído por António Custódio dos Santos Neto (Brasil), Leão Lopes (Cabo Verde), Francisco Ricarte (Macau), Pedro Tomás (Moçambique) e João Carmo Simões (Portugal), avaliou as imagens recebidas referentes às duas categorias: Arquitectos e Estudantes de Arquitectura, num total de 22 candidaturas:
• 16 Arquitectos;
• 6 Estudantes de Arquitectura;
Na categoria Arquitectos, as candidaturas corresponderam aos seguintes números:
Brasil 6
Macau 1
Moçambique 5
Portugal 4
Total 16
Na categoria Estudantes de Arquitectura, as candidaturas corresponderam aos seguintes números:
Brasil 1
Cabo Verde 1
Moçambique 4
Total: 6
A apreciação das imagens foi realizada de uma forma totalmente anónima tendo sido facultado o acesso on-line a cada uma delas aos membros do júri, identificadas apenas com um algoritmo.
O júri seleccionou as seguintes imagens, destacando:
Na categoria Arquitectos
Imagem Vencedora7136443 // Igreja dos Reis Magos, Panjim, Goa, da autoria de
João Palla Martins (Macau)Menção Honrosa 1825444 // Campo de concentração do Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde, da autoria de
João Palla Martins (Macau)Na categoria Estudantes de Arquitectura
Imagem Vencedora2762442 // Simplicidade da vida, da autoria de
Epafra Massingue (Moçambique) " A garrafa de vinho posicionada à frente da cena sugere um momento de descontração e convivência com a família. É uma imagem que evoca a sensação de liberdade e de conexão com a natureza." Menção Honrosa 5510412 // Casa Agrafo da autoria de
Adilson Fernandes Moniz (Cabo Verde) " Localizada na Cidadela-Praia, Ilha de Santiago Cabo Verde, é uma estrutura habitacional enquadrada num espaço natural com vista para o mar, a foto representa a integração da Arquitetura e Paisagem." Felicitando desde já os vencedores, o CIALP anunciará a data de entrega dos prémios oportunamente. O conjunto de imagens candidatas e selecionadas pelos membros do júri darão início à criação de uma exposição e um catálogo on-line.
O CIALP agradece a participação de todos os candidatos, realçando a representação geográfica que as candidaturas revelaram, tal como, agradece aos membros do júri pela selecção e trabalho de reflexão enquadrado no tema desta 3ª edição, fazendo, igualmente um agradecimento público aos parceiros institucionais desta edição, CPLP e Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.