O júri, constituído por Luís Âureo da Cruz Cristóvão (Angola), Maurício Araújo (Brasil), Francisco Ricarte (Macau), Pedro Tomás (Moçambique) e Fernando Guerra, presidente do Júri (Portugal), avaliou as imagens recebidas referentes às duas categorias: Arquitectos e Estudantes de Arquitectura, num total de 56 candidaturas.
• 35 Arquitectos;
• 21 Estudantes de Arquitectura;
Na categoria Arquitectos, as candidaturas corresponderam aos seguintes números:
Brasil 29
Cabo Verde 2
Portugal 4
Total 35
Na categoria Estudantes de Arquitectura, as candidaturas corresponderam aos seguintes números:
Angola 2
Brasil 11
Cabo Verde 1
Macau 3
Moçambique 3
Portugal 1
Total: 21
A apreciação das imagens foi realizada de uma forma totalmente anónima tendo sido facultado o acesso on-line a cada uma delas aos membros do júri, identificadas apenas com um algoritmo.
O júri seleccionou as seguintes imagens, destacando:
Na categoria ArquitectosImagem Vencedora:
5101310 // Casa São Paulo 2, da autoria de
Guilherme Guimarães Llantada (Brasil)
Imagem produzida em ensaio fotográfico Casa Hector Babenco de autoria de Isay Weinfeld em São Paulo capital, Brasil. 2020
Menção Honrosa 1
5028383 // Arquitetura Integrada, da autoria de
Marcela Silva Castro (Brasil)
Ponta do Muretá, Pará, Brasil. Registro da única casa existente no local. A cobertura em palha se mistura em meio à vegetação tropical densa. Há profunda relação com o contexto em que se insere.
Menção Honrosa 2
3285350 // amparo, da autoria de
Edierk Casusa de Melo Barreto (Brasil)
Uma retratação da utilização do espaço público como abrigo, comparando a utilização da curvada massa de concreto armado com cavernas encontradas na natureza.
Na categoria Estudantes de ArquitecturaImagem Vencedora:2320340 // a piscina de dar inveja a qualquer milionário, da autoria de
Fernanda Tavares Teixeira (Brasil)
Espaço de uso coletivo, que proporciona convivência e trocas na cobertura do Sesc 24 de maio, no centro da cidade de São Paulo.
Menção Honrosa 1
1584355 // Já não se sobe às árvores na cidade! da autoria de
Alexandra Moreno Vaz Casimiro (Portugal)
Em perfis de madeira baseados na estrutura pombalina da Casa da Cerca, Almada, foi instalada pelo "GatoMorto" uma estrutura que possibilita a visão surpreendente da outra margem na subida a uma árvore.
Menção Honrosa 2
7134348 // Os dois lados da mesma moeda, da autoria de
Fábio Gonçalves Renato (Angola)
Felicitando desde já os vencedores, o CIALP anunciará a data de entrega dos prémios oportunamente. O conjunto de imagens candidatas e selecionadas pelos membros do júri darão início à criação de uma exposição e um catálogo on-line.
O CIALP agradece a participação de todos os candidatos, tal como, agradece aos membros do júri pela selecção e trabalho de reflexão enquadrado no tema desta 2ª edição, fazendo, igualmente um agradecimento público aos parceiros institucionais desta edição, CPLP e Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.
Notícias:
InforPress