UIA e UNESCO | Capital Mundial da Arquitectura
03-12-2018

A UNESCO e a União Internacional dos Arquitectos (UIA) lançam a iniciativa para associar a UNESCO à designação das cidades-sede do Congresso Mundial da UIA como Capitais mundiais da arquitectura. O Diretor-Geral Adjunto para a Cultura da UNESCO, Ernesto Ottone R., e o Presidente da UIA, Thomas Vonier, assinaram um Memorando de Entendimento, em Paris, para fortalecer a cooperação entre as duas organizações, que remonta a 1956.

"A associação da UNESCO com a iniciativa Capital Mundial da Arquitectura da UIA marca um novo passo na nossa longa parceria. O objectivo é criar novas sinergias entre cultura e arquitectura num mundo cada vez mais urbano, em que as cidades são centros de ideias, comércio, cultura , ciência e desenvolvimento social em particular. Com esta iniciativa, nossa ambição é garantir que essas cidades também sejam entendidas como espaços abertos e criativos de troca, ciração e inovação ", disse Ernesto Ottone R.
Assim, a primeira Capital Mundial da Arquitectura terá sede no Rio de Janeiro em 2020, por altura da realização do Congresso Mundial da Arquitectura UIA2020RIO.

*
*