O convite foi feito em Portugal por Nivaldo Andrade, presidente nacional do Instituto dos Arquitectos do Brasil. Com obras de grande destaque nos quatro cantos do mundo - inclusive no Brasil onde projetou a Fundação Iberê Camargo, em 2008, em Porto Alegre - Siza tem uma relação muito próxima com a arquitectura brasileira.
O Comité de Honra do Congresso Mundial refere que é muito importante ter um nome desta relevância, pois, de acordo com Nivaldo Andrade, Siza fala a nossa língua e tem uma intensa relação com a nossa arquitectura, especialmente a modernista, que tem uma grande influência em seu trabalho. Siza Vieira lembrou com muito carinho seus contactos com a arquitectura brasileira desde o tempo de escola - quando Fernando Távora lhe apresentou a arquitectura modernista do Brasil - até as palestras de Lucio Costa e Niemeyer que participou em Portugal e os contatos com Paulo Mendes da Rocha.
O Comité de Honra do
Congresso UIA2020RIO reúne nomes de cultura e arquitectura que podem trazer contribuição relevante para as questões a serem debatidas no evento de 2020. Além de Álvaro Siza Vieira e Paulo Mendes da Rocha, outros membros do comité são: Jaime Lerner, arquiteto - o único presidente brasileiro da UIA de todos os tempos; o cantor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil - que há 40 anos iniciou o debate sobre as favelas através do hit Refavelas; e Marisa Moreira Salles - editora especializada em arquitectura e fundadora do evento e portal Arq.Futuro, que traz importantes debates sobre planeamento urbano e cidades. Outros membros serão anunciados.