VIA | Voluntariado Internacional para Arquitectos de Língua Portuguesa
10-10-2017

O CIALP e a CODHAB lançam o primeiro ciclo de estágios de arquitetura em Brasília, para profissionais de Portugal, Angola e Cabo Verde.

O Programa possibilita a todos os arquitectos do mundo CIALP, que se encontrem formalmente inscritos nas organizações membros deste Conselho Internacional, a oportunidade de participarem voluntariamente no programa de assistência técnica em Arquitectura e Urbanismo, regularização e projetos para áreas urbanas de interesse social, a realizar-se, numa primeira fase em Brasília, Brasil. As ações são inspiradas na Lei nacional do Brasil, Lei 1.888/2008, que assegura às famílias de baixos rendimentos, a assistência técnica pública e gratuita para o projecto e a construção de habitação de interesse social.
Através deste projecto, arquitectos e urbanistas poderão participar como voluntários nos onze escritórios de assistência técnica para habitação de interesse social mantidos pela Codhab, sob coordenação de profissionais.

O programa tem como objetivo realizar um intercâmbio de experiências profissionais, permitindo, no entanto, aos jovens arquitectos trabalhar com arquitectos experientes e com valências profissionais bastantes diferenciadas.
A CODHAB oferece alojamento aos voluntários, possibilitando aos interessados a partilha e experiência prática no quotidiano das actividades desenvolvidas no Distrito Federal pela CODHAB.

O Programa de Voluntariado Internacional para Arquitectos de Língua Portuguesa é um projecto co-organizado pela CODHAB (Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal da República do Brasil) e pelo CIALP (Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa).
Neste sentido, numa fase inicial os arquitectos inscritos nas Ordens dos Arquitectos de Angola, Cabo Verde e Portugal, poder-se-ão inscrever-se.

Os arquitectos interessados em participar devem entrar em contacto com as Ordens onde se encontrem inscritos.

Notícias na imprensa:
Diário de Notícias

*