O arquiteto Roberto Simon foi eleito neste sábado, 9 de setembro, vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas. A eleição decorreu na Assembleia Geral da UIA, em Seul. Em julho, na 131ª Reunião do Conselho da UIA, em Kuala Lumpur (Malásia), o nome de Simon foi indicado para cargo e contou com o apoio de todos os candidatos ao conselho da União Internacional dos Arquitetos.
Nascido no Rio de Janeiro, Roberto Simon formou-se na Universidade Federal do Paraná e fez mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina, estado onde se estabeleceu. O arquiteto, que é o representante do IAB na UIA, foi ex-presidente do IAB-SC, conselheiro federal do CAU/BR e atualmente ocupa também o cargo de ouvidor geral do CAU/BR.
Para Roberto Simon, o novo desafio é cercado de alegria e de preocupação. Ele cita como desafio para os próximos anos a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), de cuja comissão organizadora faz parte. Em termos mundiais, aponta como prioridade a luta pela redução da emissão de gases de efeitos estufa, em especial das construções.
O presidente do CIALP, Rui Leão, destacou a eleição de Roberto Simon para a vice-presidência da UIA como mais uma vitória da lusofonia, do CIALP e de todos os seus membros. Será uma brilhante união entre a UIA, CIALP e o RIO 2020.
O objectivo de todos os membros do CIALP será ajudar os seus colegas brasileiros a organizar um extraordniário Congresso Mundial até 2020.