Em Brasília
10-12-2014

Brasil | A convite do Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, Arqº Alberto de Faria, o Presidente do CIALP participou no 3º Encontro CAU/DF no passado dia 18 de Novembro em Brasília.

Tratou-se de um evento de grande relevância para os arquitectos brasileiros que, na ocasião, comemoraram o terceiro ano da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, destacando, este ano, o acordo de cooperação internacional firmado com a Ordem de Arquitectos de Portugal. Por isso, o 3° Encontro foi realizado sob o tema “Arquitetura Luso-Brasileira: o Encontro de Duas Culturas”, com duas conferências magnas de Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Souto de Moura, contando, entre outros, com os apoios institucionais do CIALP, da Embaixada de Portugal em Brasília e da Ordem dos Arquitectos de Portugal. Na ocasião, foram ainda homenageadas diversas personalidades da arquitectura brasileira, designadamente João Filgueiras Lima (Lelé), falecido em Maio deste ano.
A estada em Brasília foi aproveitada pelo Presidente do CIALP para encontro com o Presidente do CAU/BR, Arqº Haroldo Pinheiro, com visita às novas instalações da sede nacional e à sede do Distrito Federal. Recorda-se que o CAU/BR foi recentemente formalizado como primeiro membro observador do CIALP.
Foi ainda realizada uma reunião de trabalho com o Secretário-Geral do CIALP, Arqº Gilson Paranhos, fazendo-se o ponto de situação da execução do Plano de Actividades CIALP 2014-15.
Por fim, registe-se que o Presidente do CIALP esteve presente na recepção organizada na residência do Senhor Embaixador de Portugal em Brasília.
Para mais informações, consultar www.encontroscaudf.org.br.

*