-
07-10-2019

No dia 7 de Outubro 2019 é celebrado, em todo o mundo, o Dia Mundial da Arquitectura.
O convite do Presidente da UIA, Thomas Vonier, expresso no final da sua mensagem é directo:
"(...) junte-se à UIA e ao nosso parceiro, ONU-Habitat, para demonstrar que a arquitectura tem um papel essencial no alívio do sofrimento humano, na redução das consequências negativas para o planeta e na melhoria da qualidade de vida de todos."

O CDN convoca os arquitectos a aproximarem-se da sua Ordem enquanto “comunidade” a que é importante pertencer, enquanto organização inclusiva, resiliente e sustentável — a Casa de todos os Arquitectos.

Por isso, as primeiras propostas centram-se em iniciativas voltadas, em primeira instância, para a valorização da Arquitectura e dos arquitectos, constituindo-se como argumentos ou demonstrações das vantagens que todos terão quando recorram a estes profissionais habilitados para promover a qualificação da construção e da paisagem.

-
02-09-2019

Júlio Carrilho eleito primeiro Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Moçambique.

Júlio Carrilho é licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade de Lisboa (1973) e doutorado em Arquitectura e Ambiente pela Universidade de Roma — “La Sapienza” (2006).

-
30-08-2019

A votação para a eleição dos órgãos sociais da futura Ordem dos Arquitectos de Moçambique, abreviadamente designada por OARQ, terá lugar no dia 31 de Agosto de 2019 na Cidade de Maputo em lugar a designar pela Comissão Eleitoral. Este acto será antecipado nas restantes províncias a partir do dia 28 de Agosto, nas Direcções Provinciais das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos. O evento marca um longo processo de mais de uma década e que irá marcar o nascimento desta organização reguladora de profissionais de arquitectura e outras áreas afins em Moçambique.

-
22-08-2019

O Presidente do IAB, Arq. Nivaldo Andrade e o Presidente do Comité Organizador do UIA2020RIO, Arq. Sérgio Magalhães, têm o prazer de convidar arquitectos e urbanistas de todos os continentes, pensadores do urbano, pesquisadores, universitários, construtores, movimentos da sociedade e da juventude, empresas de tecnologias e de sistemas, instituições académicas e multilaterais, representações políticas e de países, para estarem presentes, sob o cenário ímpar carioca, no 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO, no Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, de 19 a 23 de julho de 2020.

Tendo a arquitetura e o urbanismo como elementos catalisadores, irão ser debatidas e formuladas propostas para o futuro das cidades.

Junto ao Congresso, será realizado o Fórum Mundial de Cidades UNESCO-UIA para a reflexão sobre a gestão de cidades e metrópoles, nos dias 17 e 18 de Julho.

O Congresso Mundial deu origem à designação do Rio como Capital Mundial da Arquitectura UNESCO-UIA. Ao longo do ano, a cidade acolherá debates, palestras, exposições, conforme os desafios do milénio e os objectivos da ONU-UNESCO e UIA.

Sejam bem-vindos ao Rio de Janeiro e ao Brasil, amigos de Todos os Mundos.

Nivaldo Andrade Jr,
presidente do Instituto de Arquitectos do Brasil

Sérgio Magalhães,
presidente do Comité Organizador do UIA2020RIO

Para mais informações, consulte o site do UIA2020RIO

-
29-07-2019

Rio de Janeiro | Com todos os acentos e a sonoridade de um grande africano, Diébédo Francis Kéré é nome ilustre da arquitetura mundial confirmado no RIO 2020 UIA, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá em julho do ano que vem na capital carioca.

Nascido em Burkina Faso, em 1965, Kéré se transformou em um agente de transformação de seu continente por meio de projetos de arquitetura visionários, que combinam o uso de métodos construtivos locais, sustentabilidade e participação da comunidade, com o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas em locais pobres da África.

Seu trabalho é reconhecido pelo mundo, tendo recebido prêmios como o Aga Khan Award for Architecture, em 2004, e o Global Holcim Award, de 2012. Formado pela Universidade Técnica de Berlim, ele é responsável, desde 2005, pelo celebrado escritório Kéré Architecture, além da Fundação Kéré.

-
19-07-2019

Rio de Janeiro | Já se encontram abertas as inscrições para o 27º- Congresso Mundial dos Arquitectos que se realizará no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 23 de Julho de 2020.
Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, a expectativa é de que participem entre 15 mil e 20 mil profissionais de todo o mundo.

Concurso de Fotografia