-
21-01-2021

A arquitecta e urbanista Nadia Somekh é a nova presidente do CAU/BR. Trata-se da primeira mulher a ocupar o cargo, tendo sido eleita para um mandato de três anos, até 31 de dezembro 2023. A votação foi feita entre os novos conselheiros, escolhidos pelo voto directo dos arquitectos e urbanistas de todo o Brasil nas Eleições do CAU 2020.
A 108ª Reunião Plenária do CAU/BR foi realizada em formato híbrido, com parte dos conselheiros presentes à sede em Brasília e outra parte por meio de videoconferência.
O CAU/BR é membro observador do CIALP desde 2014, sendo parceiro em vários projectos conjuntos, entre os quais, o ATHIS, realizado em colaboração com a CODHAB.
Para mais informações, consulte o site do CAU/BR

-
16-12-2020

O arquitecto Job Amado Varela é o novo Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde.
A cerimónia de posse para o triénio 2020-2023 aconteceu, no dia 11 de Dezembro, na cidade da Praia, Cabo Verde, sucedendo a António Pedro Bettencourt.

-
30-09-2020

A arquitecta e urbanista Maria Elisa Baptista é a nova presidente da Direção Nacional do IAB para o triénio 2020-2023. De acordo com a sua proposta,o IAB terá dois grandes momentos já em 2021 – a comemoração do centenário e a realização do UIA2021RIO.
“Debater e produzir ações de referência sobre as políticas de habitação, de saneamento, de ordenamento territorial, urbanísticas, ambientais, e do patrimônio cultural, desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade e da liberdade de todas as pessoas em uma visão política de equidade e cidadania”. Trecho da Plataforma Um instituto de arquitetos para o Brasil.
O anterior Presidente, Nivaldo Andrade assume a pasta de Vice-Presidente para as relações do IAB.

-
08-09-2020

Arquitectura, uma força global para o bem, é o que defende o presidente da União Internacional de Arquitectos, Thomas Vonier, num artigo exclusivo para o UIA2021RIO.
Além das mudanças climáticas, o mundo vive pelo menos três outros grandes desafios na actualidade: a pandemia e a crise na saúde; os conflitos étnicos, o racismo e a xenofobia; a depressão económica. Nesse contexto, os arquitectos podem se unir, influenciar políticas públicas e avançar em propostas para melhorar a vida das pessoas.

Leia o artigo na integra aqui.

-
24-07-2020

Para marcar a contagem decrescente para o 27º Congresso Mundial de Arquitectos da UIA, no Rio de Janeiro, de 18 a 22 de julho de 2021, o UIA2021RIO organiza uma série de breves reflexões de vários palestrantes, entre outros convidados, no canal YouTube.

-
24-07-2020

Um dos mais expoentes arquitectos do mundo na actualidade, o africano Francis Kéré dá lições de vida e de arquitectura, numa conversa preciosa com Miguel Pinto Guimarães.
Foi quinta-feira, no canal do UIA2021RIO no YouTube! Inscreva-se para assistir a esta e a outras entrevistas.

Concurso de Fotografia