-
31-07-2019

O CIALP anuncia os resultados do 1.º Concurso de Fotografia CIALP, organizado com o apoio institucional do Camões, Instituto de Cooperação e a CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O concurso pretende reunir um conjunto de imagens que comuniquem as várias dimensões da cultura lusófona, múltipla, híbrida, local e atravessada por oceanos, de modo a construir um mosaico que ilustra a multiplicidade e extensão da cultura e património partilhados pelos países e territórios que falam a/se exprimem em/ língua portuguesa.

-
29-07-2019

Rio de Janeiro | Com todos os acentos e a sonoridade de um grande africano, Diébédo Francis Kéré é nome ilustre da arquitetura mundial confirmado no RIO 2020 UIA, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá em julho do ano que vem na capital carioca.

Nascido em Burkina Faso, em 1965, Kéré se transformou em um agente de transformação de seu continente por meio de projetos de arquitetura visionários, que combinam o uso de métodos construtivos locais, sustentabilidade e participação da comunidade, com o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas em locais pobres da África.

Seu trabalho é reconhecido pelo mundo, tendo recebido prêmios como o Aga Khan Award for Architecture, em 2004, e o Global Holcim Award, de 2012. Formado pela Universidade Técnica de Berlim, ele é responsável, desde 2005, pelo celebrado escritório Kéré Architecture, além da Fundação Kéré.

-
23-07-2019

A Câmara Municipal de Penela lançou o Concurso Internacional Vestígios arqueológicos da Villa Romana do Rabaçal, em Penela, Portugal. Com a assessoria técnica da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos em Portugal, o Concurso pretende promover a reflexão e o debate acerca das condições de preservação e protecção dos vestígios arqueológicos da VillaRomana do Rabaçal, em Penela, considerando uma intervenção alargada que permita o acesso a visitantes, a criação de um museu, a criação de espaços para serviços educativos, entre outros, de modo a que se possam encontrar soluções que se consubstanciem num contributo efectivo para o desenvolvimento maturado e seguro de um programa preliminar de um segundo procedimento, com vista à aquisição de serviços de elaboração do projecto para a “Proteção ao Sítio Arqueológico, Museu e Acessos da Villa Romana do Rabaçal”.

-
19-07-2019

Rio de Janeiro | Já se encontram abertas as inscrições para o 27º- Congresso Mundial dos Arquitectos que se realizará no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 23 de Julho de 2020.
Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, a expectativa é de que participem entre 15 mil e 20 mil profissionais de todo o mundo.

-
21-06-2019

Hong-Kong | Realizado pela primeira vez em 2013, o CADSA, plataforma vital que visa celebrar e reconhecer a excelência do projecto arquitectónico, reunindo arquitectos eminentes da região asiática, em parceria com a Associação dos Arquitectos de Macau e Instituto dos Arquitectos de Macau, realizou o Seminário de 2019, cujo tema foi “Shape the Shapeless: Cross-Strait Architects and the Architecture of the Belt and Road and Africa”.

-
04-06-2019

O Conselho Estadual de Arquitectura e Urbanismo de São Paulo (CAU / SP) e o Conselho Nacional de Arquitcetura e Urbanismo do Brasil (CAU / BR) organizaram um seminário internacional sobre a "qualidade do ensino e da mobilidade profissional". Representantes de Seções Membro da UIA de todo o mundo participaram no evento aproveitando para partilhar as suas experiências e melhores práticas, com foco na melhoria da educação e formação de profissionais. As discussões também incluíram sugestões práticas sobre como eliminar diferenças e desigualdade na educação. Victor Leonel Miguel, Vice PResidente do CIALP e Presidente da União Africana de Arquitetos, discursou no seminário e fez uma apresentação sobre credenciamento e qualidade educacional.

Concurso de Fotografia