-
03-04-2019

O concurso de fotografia CIALP pretende reunir um conjunto de imagens que comuniquem as várias dimensões da nossa cultura lusófona, múltipla, híbrida, local e atravessada por oceanos, de modo a construir um mosaico ilustrando a multiplicidade e extensão da cultura e Património partilhada pelos países e territórios lusófonos.

O conjunto de imagens recolhidas por este concurso servirão para celebrar a dimensão cultural que atravessa esse universo lusófono, através de exposições e catálogo online.

Contamos com a sua participação.

Rui Leão

-
20-03-2019

O CIALP manifesta toda a sua solidariedade à população de Moçambique pela catástrofe em resultado da passagem do Ciclone “IDAI”. Aos nossos parceiros moçambicanos, amigos e familiares, queremos deixar uma palavra de apoio e muita força em nome de todos os membros do CIALP.

Sabemos que em Portugal, através da Cruz Vermelha e da UNICEF, já se encontra a decorrer uma campanha internacional de apoio, para qual apelamos a todos uma ajuda efectiva.

-
15-03-2019

O 6 FIPA - Fórum Internacional do Património Arquitetónico terá como tema principal " A Preservação da Multiculturalidade no Património Cultural" e realizar-se-à no Mosteiro da Batalha de 22 a 24 de maio de 2019, com a organização conjunta da Universidade de Aveiro (Coordenação), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), o Município da Batalha, o Mosteiro da Batalha, contando ainda com o apoio na organização dos parceiros Rota do Românico e Instituto Politécnico de Leiria da parte de Portugal e da parte do Brasil: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto dos Arquitetos do Brasil, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU SP) e UIA2020 (Brasil).

-
06-03-2019

O arquitecto japonês Arata Isozaki foi o laureado do Prémio Pritzker de Arquitectura 2019, considerado o “Prémio Nobel” para a área de arquitectura. Isozaki, que pratica arquitectura desde 1960, tem sido considerado um visionário pela sua abordagem transnacional e destemidamente futurista.
Com mais de 100 obras construídas, Isozaki também é um dos mais prolíficos e influentes entre os seus contemporâneos. Isozaki é o oitavo arquitecto japonês a receber a honra.

Na citação do prémio, o juri disse “… na sua busca por arquitectura significativa, ele criou edifícios de grande qualidade que até hoje desafiam categorizações, reflectem a sua constante evolução e estão sempre actualizados na sua abordagem”.

Um dos jurados foi o diplomata brasileiro, especialista em Arquitectura, André Aranha Corrêa do Lago, actual embaixador do Brasil no Japão.

-
20-02-2019

Na qualidade de Presidente da União Africana dos Arquitectos, UAA, o actual vice presidente do CIALP, Victor Leonel, recebeu a mais alta homenagem do RIBA com a atribuição da medalha Presidencial.

-
19-02-2019

Foi assinado dia 18 de fevereiro, entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto de Arquitetos do Brasil, o acordo de cooperação para a realização da programação “Rio Capital Mundial da Arquitetura Uia-Unesco 2020”.

Para Nivaldo Andrade, presidente do IAB, o programa do Rio Capital Mundial da Arquitetura UIA/Unesco deixará como principal legado para a cidade o olhar das autoridades públicas e da sociedade para os atuais desafios urbanos.

Concurso de Fotografia