-
08-09-2020

Arquitectura, uma força global para o bem, é o que defende o presidente da União Internacional de Arquitectos, Thomas Vonier, num artigo exclusivo para o UIA2021RIO.
Além das mudanças climáticas, o mundo vive pelo menos três outros grandes desafios na actualidade: a pandemia e a crise na saúde; os conflitos étnicos, o racismo e a xenofobia; a depressão económica. Nesse contexto, os arquitectos podem se unir, influenciar políticas públicas e avançar em propostas para melhorar a vida das pessoas.

Leia o artigo na integra aqui.

-
24-07-2020

Para marcar a contagem decrescente para o 27º Congresso Mundial de Arquitectos da UIA, no Rio de Janeiro, de 18 a 22 de julho de 2021, o UIA2021RIO organiza uma série de breves reflexões de vários palestrantes, entre outros convidados, no canal YouTube.

-
24-07-2020

Um dos mais expoentes arquitectos do mundo na actualidade, o africano Francis Kéré dá lições de vida e de arquitectura, numa conversa preciosa com Miguel Pinto Guimarães.
Foi quinta-feira, no canal do UIA2021RIO no YouTube! Inscreva-se para assistir a esta e a outras entrevistas.

-
16-07-2020

Gonçalo Byrne tomou posse como Presidente da Ordem dos Arquitectos Portugueses.
A Lista C, encabeçada pelo arquiteto Gonçalo Byrne, foi a vencedora das eleições para os órgãos directivos da Ordem dos Arquitectos. Os arquitectos eleitos pela Lista C irão conduzir os órgãos directivos da Ordem dos Arquitectos, a nível nacional e regional Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Região Autónoma dos Açores, no triénio 2020-2022.

Para as Secções Regionais Alentejo e Algarve foram eleitos os membros que integraram as candidaturas com a letra A e a Secção Regional Madeira será dirigida pela Lista B.

-
23-06-2020

O CIALP reuniu com os Presidentes das organizações membros. Participaram na reunião a maioria dos Presidentes, tal como os membros do Conselho Directivo do CIALP.
A reunião teve por objetivo fazer ponto de situação junto dos diversos países mas, pela necessidade sentida pela maior parte das organizações membros, o tema e a discussão centralizou-se nos problemas da preservação ou não do Património. E qual a forma que o CIALP tem para intervir juntos dos decisores políticos para que essa preservação possa ser respeitada e concretizada. Os participantes manifestaram a sua vontade na criação de uma periodicidade para a realização de reuniões online.

-
05-06-2020

O CIALP junta-se ao Fórum de Entidades em Defesa do Património Cultural do Brasil, formado por diversas entidades da sociedade civil que congregam profissionais e investigadores das diversas áreas de interesse da preservação do património cultural brasileiros que, actualmente, vêem este sector cultural ameaçado pelas medidas que estão a ser tomadas.

O CIALP apoia as acções veiculadas pelo IAB, Instituto dos Arquitectos do Brasil que, juntamente, com representantes da Sociedade Civil no Conselho Consultivo do IPHAN (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional) e Ex-Presidentes do IPHAN, manifestam a sua preocupação com a acção do Governo Brasileiro sobre este Instituto.

Para mais informações, consulte o Manifesto assinado por várias entidades.

Concurso de Fotografia