-
11-06-2018

O CIALP e a CODHAB lançam o segundo ciclo de estágios de arquitetura em Brasília, para profissionais de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

O Programa possibilita a todos os arquitectos do mundo CIALP, que se encontrem formalmente inscritos nas organizações membros deste Conselho Internacional, a oportunidade de participarem voluntariamente no programa de assistência técnica em Arquitectura e Urbanismo, regularização e projetos para áreas urbanas de interesse social, a realizar-se, numa primeira fase em Brasília, Brasil. As ações são inspiradas na Lei nacional do Brasil, Lei 1.888/2008, que assegura às famílias de baixos rendimentos, a assistência técnica pública e gratuita para o projecto e a construção de habitação de interesse social.
Através deste projecto, arquitectos e urbanistas poderão participar como voluntários nos onze escritórios de assistência técnica para habitação de interesse social mantidos pela Codhab, sob coordenação de profissionais.

-
24-05-2018

Lisboa | A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Dr.ª Maria do Carmo Silveira, e a Coordenadora da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP, Dr.ª Maria Helena Melim Borges, têm a honra de convidar V. Exª a participar no Colóquio de encerramento das Comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, sob o lema: Crioulos de Base Portuguesa: Património Linguístico, a ter lugar no dia 5 de junho de 2018, às 9h30m, no Auditório da Sede da CPLP – Palácio Conde de Penafiel – Rua de São Mamede (ao Caldas), nº 21, Lisboa.

-
22-05-2018

Brasil | No ano de comemoração dos seus 75 anos, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) abre, no dia 14 de maio de 2018, o concurso inédito para apresentação de propostas de curadoria para a XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (XII BIA) que acontecerá durante os meses de setembro a dezembro 2019.
A proposta curatorial deverá formular os conceitos e temas que elaboram a Bienal.

-
29-03-2018

Brasil | Protocolo entre o CIALP e a CODHAB é destacado em publicação do CAU/Br.
"O reconhecimento também é internacional: um convênio firmado com o Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) permite que profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo oriundos de países de língua portuguesa trabalhem voluntariamente nas ações da Codhab para fazer o intercâmbio de informações. “Atualmente dois voluntários de Angola fazem parte deste trabalho, que visa provocar o papel do profissional de arquitetura dentro de áreas que estão em processo de regularização fundiária”, afirma Sandra Marinho, gerente de Projetos e Obras da Codhab-DF. “Em 2016, recebemos também especialistas em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que visitaram nossos postos interessados na assistência técnica para habitação social”, conta Gilson Paranhos."
Consulte a publicação na integra na página do CAU/Br.

-
21-03-2018

A missão da União Internacional de Arquitetos (UIA) esteve no Rio de Janeiros nos dias 2 e 3 de março para acompanhar de perto todos avanços na organização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Recebidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e demais órgãos apoiadores, o presidente da UIA, Thomas Vonier, o secretário geral e o tesoureiro da UIA, Serban Tiganas e Fabián Llisterri, respectivamente, além do presidente do UIA2017Seoul, o sul-coreano Jong Rhul Hahn conheceram a programação e alguns dos espaços selecionados para receber os milhares de arquitetos aguardados para o evento.

-
01-03-2018

No passado dia 19 de fevereiro, teve inicio o primeiro ciclo de voluntários do Programa VIA, Voluntariado Internacional para Arquitectos de Língua Portuguesa. Os arquitectos Ariel Sebastião e Vanda Mavilana, de nacionalidade angolana, foram os primeiros voluntários selecionados pelo CIALP e pela Ordem dos Arquitectos de Angola para participarem no VIA.

- -