-
19-02-2021

A exposição ARQUITECTURAS EM PORTUGUÊS: DIÁLOGOS EMERGENTES irá apresentar no Congresso mundial de Arquitectos UIA2021RIO projectos com abordagens e inovação a nível de intervenção urbana, tipológica e tecnológica de jovens arquitectos, do universo do CIALP, através da apresentação de projectos de habitação para a classe média selecionados no âmbito deste Open Call.

Encorajo todos os jovens ateliers de arquitectura com intervenção nos países e territórios de Língua Portuguesa a submeter os seus projectos através do Open Call promovido pelo respectivo Instituto, Ordem ou Associação de Arquitectos.

A exposição é uma parceria entre o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) e a DINAMIA-ISCTE, e conta com o apoio da FCT, através do projecto de investigação Middle Class Mass Housing in Europe, Africa and Asia, do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, do Congresso Mundial de Arquitectos UIA2021RIO e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Rui Leão
Presidente CIALP

-
03-02-2021

Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o Congresso Mundial de Arquitetos ocorrerá pela primeira vez no Brasil.

Trata-se de um fórum privilegiado para profissionais e futuros líderes na arquitetura e em área afins. Um evento que debaterá o futuro das cidades e a cidade do futuro.

Os mais expoentes nomes da arquitetura e do urbanismo estarão reunidos para analisar o panorama global e questões locais, formular propostas e apresentar soluções para melhoria da qualidade de vida, em um mundo mais justo e sustentável.

Congresso Mundial de Arquitetos, tem início em versão digital já no mês de Março, com as primeiras conferências virtuais, e decorre, presencialmente, entre 18 e 22 de julho de 2021, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Garanta já o seu acesso aos conteúdos digitais a partir de Março. Para tal, basta inscrever-se no site do Congresso.

TODOS OS MUNDOS. UM SÓ MUNDO. ARQUITETURA 21

-
26-01-2021

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), fundado em 1921, é a mais antiga e representativa entidade dos arquitetos do Brasil.
Comemora, no dia 26 de Janeiro, Um Século de existência. Um Século que representa muita história, muitos caminhos percorridos para os Arquitectos brasileiros, para a sociedade brasileira e para o Brasil em geral. A ligação da Arquitectura ao Brasil enquanto país, enquanto sociedade e enquanto cultura vem andando lado a lado. São inúmeros os exemplos de união, de superação e dignificação que ultrapassam as fronteiras do Brasil e que são reconhecidos internacionalmente.
O CIALP tem a honra de se juntar às comemorações do IAB, organização membro desde a criação deste Conselho. Durante a celebração, o Arq. Haroldo Pinheiro será agraciado com o Colar de Ouro, alta distinção no Brasil.

-
21-01-2021

A arquitecta e urbanista Nadia Somekh é a nova presidente do CAU/BR. Trata-se da primeira mulher a ocupar o cargo, tendo sido eleita para um mandato de três anos, até 31 de dezembro 2023. A votação foi feita entre os novos conselheiros, escolhidos pelo voto directo dos arquitectos e urbanistas de todo o Brasil nas Eleições do CAU 2020.
A 108ª Reunião Plenária do CAU/BR foi realizada em formato híbrido, com parte dos conselheiros presentes à sede em Brasília e outra parte por meio de videoconferência.
O CAU/BR é membro observador do CIALP desde 2014, sendo parceiro em vários projectos conjuntos, entre os quais, o ATHIS, realizado em colaboração com a CODHAB.
Para mais informações, consulte o site do CAU/BR

-
16-12-2020

O arquitecto Job Amado Varela é o novo Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde.
A cerimónia de posse para o triénio 2020-2023 aconteceu, no dia 11 de Dezembro, na cidade da Praia, Cabo Verde, sucedendo a António Pedro Bettencourt.

-
30-09-2020

A arquitecta e urbanista Maria Elisa Baptista é a nova presidente da Direção Nacional do IAB para o triénio 2020-2023. De acordo com a sua proposta,o IAB terá dois grandes momentos já em 2021 – a comemoração do centenário e a realização do UIA2021RIO.
“Debater e produzir ações de referência sobre as políticas de habitação, de saneamento, de ordenamento territorial, urbanísticas, ambientais, e do patrimônio cultural, desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade e da liberdade de todas as pessoas em uma visão política de equidade e cidadania”. Trecho da Plataforma Um instituto de arquitetos para o Brasil.
O anterior Presidente, Nivaldo Andrade assume a pasta de Vice-Presidente para as relações do IAB.

UIA 2021 RIO